Ocorreu ontem dia 1 de setembro de 2025 e, neste dia as comunidades quilombolas de Salvaterra, arquipélago de Marajó – estão realizando a cerimônia de despedida de Aurino José da Conceição. Os sentimentos de alegria e de orgulho de ter convivido com ele estão juntos.
Aurino José da Conceição nasceu em 01/08/1960 – recém tinha festejado seus 65 anos de idade. Sua mãe foi dona Raimunda Miranda da Conceição e seu pai José Maria Alcântara. Em 2011 ingressou no curso de graduação em Etnodesenvovimento na Faculdade de Etnodesenvolvimento – Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. Em março de 2014 foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Quilombola Professor Benedito Thomas Carneiro a sua formatura e de quatro estudantes: Maria José Alcantara Carneiro, Aline Milca Vaz Maciel, Meire do Socorro dos Santos e Fernando Vaz do Nascimento.
Aurino fez graduação em Pedagogia e foi professor e diretor da escola no quilombo de Bacabal. Liderança quilombola lutou sempre em defesa do território e da educação quilombola no município de Salvaterra. Compartilhava das lutas pelo território dos quilombolas de Salvaterra ainda não titulados e fortemente ameaçados pelos antagonistas tradicionais e agora pelo agronegócio da soja e do arroz. Somou com sua experiência de vida em várias atividades desenvolvidas pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia entre os quilombolas de Salvaterra.