No dia 1 de setembro aconteceu a Aula Inaugural da 4ª Turma do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia no Auditôrio das Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão. O ato acadêmico iniciou reunindo, na sessão de abertura, Dorinete Serejo, representante do MABE – Movimentos dos Atingidos pela Base de Alcantâra e com papel ativo na montagem do Centro de Saberes Quilombola Mãe Aninca instalado na comunidade quilombola de Canelatuia; Durval Torres, cacique do povo Tremembe da Raposa, São Luís, Maranhão, Helciane Fátima Abreu Araújo, professora da UEMA e Diretora do Departamento de Ciências Sociais, Cynthia Carvalho Martins, professora da UEMA e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia e Rosa Acevedo Marin professora da Universidade Federal do Pará e da equipe de coordenação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Nessa Mesa, entre as coincidências das falas citam-se a satisfação de todos pela realização de uma nova aula inaugural e as congratulações aos discentes aprovados; o fato de ter sido para Dorinete Serejo e as professoras também a 4ª aula inaugural na qual participam e acompanham a consolidação do PPGCSPA. Para o senhor Durval Torres, foi sua primeira aula e nela fez o toque ritual das maracás dos Tremembe para formular desejos por bons tempos para todos.
O prof. João Pacheco de Oliveira, antropologo, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional foi convidado como conferencista e esteve acompanhado na mesa pelo sr. Durval Torres e por Rosa Acevedo Marin quem fez breve apresentação do reconhecido antropológo.
Nas primeiras frases João Pacheco de Oliveira se referiu aos seus inicios em pesquisa na região da Baixada Maranhense, nos municipios de Bequimão e Alcantâra, desenvolvendo estudos sobre os camponeses “carregados da cultura Tenethera”, apontando que sua etnografia é marcada pela presença do Maranhão. Em seguida marcou as possibilidades de uma aula inaugural, ser autobiografica ou discutir os problemas que fazem parte da Antropologia do Brasil, linha que foi escolhida na continuidade da alocução e que se inseria nas reflexões já publicadas no artigo: Etnografia enquanto compartilhamento compartilhamento e comunicação. Desafios atuais às representações coloniais da Antropologia.
Estudantes e professores no auditório do Centro de Ciências Sociais acompanharam a conferência do prof. Pacheco que se sintetiza em uma expressão instigante: os modos como Antropoloia pensa a si mesma. Após as narrativas trazidas pelo senhor Durval Torres, foram expostas e respondidas uma dúzia de questões e comentários de satisfação pelo público.
No final foi reservado o tempo para a sessão de autografos do novo livro do prof. João Pacheco de Oliveira com o título: “O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades.
O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia desenvolve uma linha editorial com as publicações das Aulas Inaugurais e anuncia que o tema desta aula e entrevista com o prof. João Pacheco será o material para o próximo livro desta serie.