Nova Cartografia Social Da Amazônia

Ato de recepção dos novos alunos do Programa de Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazonia (PPGCSPA)


No processo seletivo do Programa de Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazonia  (PPGCSPA) da Universidade Estadual do Maranhão, ocorrido em agosto de 2014, ingressaram nove novos discentes.

A recepção da nova turma couve aos professores Helciane de Fátima Abreu Araújo, Protásio Cezar dos Santos e Reginaldo Conceição da Silva, discente e representante de turma no Colegiado.  O ato ocorreu no dia 07 de outubro de 2014 em seguida da Aula Inaugural ministrada pelo professor Doutor José Sergio Leite Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Os novos mestrandos receberam felicitações acadêmicas  e votos de acolhida.

 

1

KEYLLA KRYSTYNNA CARNEIRO BARROS, ANA CAROLINA MAGALHÃES MENDES, ANDREA CRISTINA SERRÃO GONÇALVES, ANTÔNIO HENRIQUE FRANÇA COSTA, ARIVAL CURICA FERMIN, BÁRBARA DE SOUSA CASCAES, GEOVANIA MACHADO AIRES, JÉSSICA MARIA BARROS DA SILVA, ENOC MERINO SANTI

 

2

PROFESSORA HELCIANE ARAÚJO, PROFESSOR PROTÁSIO CEZAR DOS SANTOS E REGINALDO DA SILVA SE DIRIGEM AOS NOVOS ESTUDANTES.

A nova turma do Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) possui um perfil que relaciona-se com a proposta do referido curso em oportunizar a formação de alunos com pertencimento étnico. Os temas propostos nos projetos apresentados a banca de seleção estão em articulação com a área de concentração intitulada “Estado, comunidade tradicional e territorialidades da Amazônia” e com as linhas de pesquisa “Cartografia social, povos e comunidades tradicionais, territorialidades e movimentos sociais na Amazônia”; “Narrativa, memória e identidades coletivas na Amazônia” e “Estado, governo, política de desenvolvimento e territorialidades da Amazônia”. Os projetos abordarão a implantação de grandes empreendimentos de prospecções petrolíferas; indígenas nas cidades; processos de territorialização e conflito em áreas quilombolas e de quebradeiras de coco, dentre outros temas. Houve menção ao resultado da seleção internacional com o ingresso do jovem  Enoc Merino Santi,  do povo Quechua,  Equador.

Artigo anteriorLançamento do Fascículo nº 10 - Quilombolas do Forte Príncipe da Beira, Vale do Guaporé, Costa Marques-RO Próximo artigoProfessor José Sergio Leite Lopes (UFRJ) dicta Aula Inaugural no PPGCSPPA da UEMA