Nova Cartografia Social Da Amazônia

Apresentação digital e de entrega dos boletins informativos dos Ribeirinhos pescadores e Agricultores Acampados


Apresentação

O Laboratório e Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará apresenta os materiais resultantes do processo de cartografia social. E produzidos no âmbito do Subprojeto intitulado Cartografia Social Sul e Sudeste Paraense Povos e Comunidades Tradicionais: impactos da mineração e projetos de infraestrutura no sul e sudeste do Pará. E do Projeto Estratégias de Desenvolvimento, Mineração e Desigualdades: Cartografia social dos conflitos que atingem Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia e no Cerrado. E da proposta de Cartografia social sul e sudeste paraense – Povos e comunidades tradicionais: impactos da mineração e projetos de infraestrutura no sul e sudeste do Pará

Com a execução a partir do Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – UEMA. E na região sul e sudeste do Pará a partir do Laboratório e Grupo de Pesquisa e de articulações de professores e pesquisadores e faculdades. Entre, outros apoios e parcerias de entidades e grupos locais.

Produtos e agentes sociais

Os produtos aqui apresentados são: Boletim Informativo e Mapa Situacional. E, as ações realizadas na região se deram junto a diferentes grupos sociais e povos e comunidades tradicionais. E, os materiais elaborados, mais objetivamente, sob os seguintes temas e grupos:

a) Agricultores Acampados de Canaã dos Carajás
b) Pescadores e Ribeirinhos dos rios Araguaia e Tocantins – Sudeste do Pará

Objetivo – Apresentação, discussão e divulgação do material como ferramenta

Com a apresentação do material produzido e sua entrega se tem em vista dar a conhecer e a apropriação do produto final, por parte do grupo. Com o objetivo de realizar momentos de discussão, socialização, divulgação e que possa apresentar junto as suas demandas. E permita dar suporte, e seja uma ferramenta para o conhecimento e visibilidade de suas experiências e mobilizações.

Entrega do material e medidas de segurança na pandemia

Considerado o quadro sanitário da Covid-19 e as medidas necessárias de restrições, estamos combinando a realização de entrega dos materiais por meio virtual pelos link e arquivos na redes e aplicativos. E, uma parte a ser entregue de maneira física.

Entrega física do material

Para a entrega do material propomos a ações especificas, visando a segurança nesse quadro de pandemia. Assim, sendo o envio por transporte, pessoas responsáveis. E, pontualmente, entregue em alguns locais combinados.

Apresentação e lançamento

Nas experiência de cartografia a apresentação do material resultante das ações de autocatografias no âmbito dos projeto de pesquisa da NCSA ocorre mediante uma atividade lançamento, realizado na comunidade ou locais públicos de referências como câmaras municipais. Entretanto em decorrência da pandemia da COVID-19, e a inviabilidade de atividades presenciais. Assim, se encontra em articulação uma agenda de programação virtual, de registros e ações internas das próprias comunidades. E se encontra em andamento a divulgação do material digital.

Agradecemos desde já a importante participação de todos e das diferentes comunidades. E sendo só para o momento, reiteramos da apresentação e entrega do Boletim Informativo e Mapa Situacional.

Agenda de entrega dos Boletins

Data: Abril de 2021
Município: Marabá, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Canaã dos Carajás
Local: Bairro São Félix, Castanhal Araras, Marabá, Comunidades da Serra das Andorinhas, Comunidades do em torno de Pedral do Lourenção, Acampamentos, e outras
Contatos/ Responsáveis: Lideranças das comunidades

Artigo anteriorCARTA ABERTA DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DO MARANHÃO (FETAEMA) E DOS 215 SINDICATOS FILIADOS, PARA OS DELEGADOS DO 13º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES FILIADOS A CONTAG. Próximo artigoMais um reconhecimento dos indígenas da Aldeia Beija Flor