Nova Cartografia Social Da Amazônia

Live: Lugar de Escuta (01/05/2020) – Povos Indígenas Pedem Socorro


Fonte: Canal TV 247 no Youtube

Na última sexta-feira, dia 1° de maio, a TV 247 e o Jornalistas Livres de Portugal apresentaram o Programa “Lugar de Escuta”, que abordou questões relacionadas ao acesso ao sistema de saúde indígena, além da falta de itens de higiene para prevenção do Corona vírus, neste período de pandemia.

A transmissão ao vivo chegou à marca de 1.700 espectadores simultâneos. Para assistir na íntegra, acesse https://youtu.be/KIGrMG6JRAk.

O debate foi realizado por Dafne Ashton e Mariana Mollica, da TV 247, em parceria com Bruno Falci, do Jornalistas Livres, que entrevistaram a cacique do povo Omágua Kambeba Eronilde Fermin, professora e mestranda em linguística  no Museu Nacional-UFRJ, e Boaventura de Sousa Santos, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, diretor do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, além de diretor do Centro de Estudos Sociais.

Ressaltamos que as desigualdades se agravaram nestes tempos de pandemia, dentre elas e inclusive as desigualdades na audição dos povos indígenas, representados especificamente neste evento pela cacique Omágua-Kambeba Eronilde Fermin. Os poucos momentos em que a conexão e a qualidade do sinal permitiram as falas da cacique, não foram bem aproveitados pelos entrevistadores, que faziam as mesmas perguntas sem que deixassem aberto o “espaço de escuta”. O posicionamento de reflexividade do prof. Boaventura de Sousa Santos trouxe um delicado alerta aos entrevistadores para que pudessem ouvi-la de maneira efetiva. Chamamos a atenção do leitor que, ao assistir o vídeo, perceba as diversas manobras necessárias para que a conexão se tornasse possível, o que denota com empiria uma outra forma de desigualdade, que é a digital.

Foto: Arquivo pessoal

O PNCSA colabora com o povo Omágua Kambeba desde 2007, tendo produzido e editado diversos materiais de luta do povo Kambeba, mapas, livros e fascículos. Para maior aprofundamento da história do povo Omágua Kambeba do Alto Solimões, indicamos:

Artigo anteriorANTONIO BOLIVAR "O indígena Ocaina e ator Dom Antônio Bolívar” Próximo artigoOmagua-Kambeba do Alto Solimões