Nova Cartografia Social Da Amazônia

Greve Nacional da Educação no Amazonas


Fonte: Adua

No Amazonas, milhares de pessoas participaram da Greve Nacional da Educação, nesta quarta-feira (15 de maio). Foram registrados atos na capital e em municípios do Estado onde há institutos da Universidade de Federal do Amazonas (Ufam). Aulas públicas, manifestações artísticas e passeatas na chuva foram algumas mobilizações organizadas por estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação, e a sociedade em geral. A ADUA apoiou, organizou e participou das atividades.

.

Centenas de pessoas iniciaram as manifestações do 15M às 7h, na entrada do campus universitário, em Manaus. Segurando cartazes e faixas, os manifestantes entoaram gritos contras os cortes de verbas para educação anunciado pelo governo Bolsonaro e chegaram a fechar as ruas em frente à universidade.

Com carro de som, docentes, técnicos e estudantes marcharam do campus em direção à rotatória do bairro Coroado, na zona leste da cidade, sob intensa chuva. Mais tarde, às 15h, milhares de pessoas participaram da marcha que teve concentração na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade) e destino a Praça do Congresso, no Centro de Manaus.

Além de representantes de movimentos sociais e populares, participaram da mobilização a favor da educação docentes, técnicos-administrativos em educação e alunos da Ufam, UEA, Ifam e escolas das redes municipais e estaduais de ensino, e demais integrantes da população da cidade.

Fotos: Daisy Melo e Rebecca Pessoa/Ascom ADUA, e Docentes da Ufam

Artigo anteriorFapeam e UEA debatem projetos de pesquisas Próximo artigoFONTES DOCUMENTAIS SOBRE O “ACAMPAMENTO TERRA LIVRE”, 2019