Nova Cartografia Social Da Amazônia

Exército Brasileiro desmonta casas em Comunidade Ribeirinha


Foto Exército Brasileiro desmonta casas em comunidade ribeirinha da área rural de Manaus

No dia 14 de setembro, homens do Comando de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, localizado na estrada AM-010 que liga Manaus a Rio Preto da Eva e Itacoatiara, região metropolitana de Manaus, voltaram à comunidade Jatuarana localizada na zona rural de Manaus, Bairro de Puraquequara após várias ameaças e demonstaram casa e benfeitorias de comunitários da comunidade. O confflito gira em torno da área onde a comunidade Jaruarana e outras mais estão localizadas, o Exército Brasileiro diz ser de posse do Comando o território à margem do Rio Amazonas, onde famílias vivem há mais de 100 anos, algumas famílias já estão na terceira geração, grande parte dos comunitários possuem documento da terra, mas isso não impediu a ação dos militares que armadas desmontaram casas e benfeitorias de produtores rurais, sem qualquer autorização e madado judicial.

Foto

No dia 20 de setembro, moradores que ocupam tradicionalmente as terras do lago Jatuarana recorreram ao Ministério Público Federal em Manaus, solicitando providências face à ação ilegal do Exército que destruiu casas e benfeitorias de duas famílias.

Na sessão de Fotos&Vídeos do site do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia disponibilzamos vídeo com os produtores rurais reinvidicando providências judiciais no Ministério Público Federal em Manaus.

 

Artigo anteriorSimpósio Internacional discute diálogos interculturais na Fronteira Amazônica Próximo artigoAARJ Finalizou projeto de Capacitação com apoio do MinC