No período de 22 a 28 de novembro de 2017 esteve em Manaus, a convite do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), através do pesquisador Marcos Alan Costa Farias, o “Grupo Cultural Encanto do Quilombo” da Comunidade Remanescente de Quilombo do Jauari, de Oriximiná – Pará. Durante esse período o grupo musical realizou visitas, apresentações e oficina dentro da programação a seguir descrita.
No dia 22 de novembro pela manhã, os nove músicos conheceram o Laboratório do PNCSA. Na ocasião, estavam presentes os antropólogos Alfredo Wagner e um convidado especial o Prof. Roque de Barros Laraia, bem como as professoras Marcélia Marques (UECE) e Tatiana de Lima Pedrosa Santos (PPGICH-UEA) e liderança quilombola, membro da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará – MALUNGU e da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná – ARQMO, Daniel de Souza. Estavam presentes também os membros do “Grupo Cultural Encanto do Quilombo”, Jadernaldo Oliveira, Darlison Meneses, Rosivaldo Pinheiro, Wildison Melo, Reginaldo Pinheiro, Cleo Abenathan Oliveira, Maria Lúcia Figueiredo e Rodrigo de Oliveira, além dos seguintes pesquisadores do PNCSA Altaci Corrêa Rubim, Marcos Alan Costa Farias, Vinícius Alves, Murana Arenillas, Juliene Pereira dos Santos, Jordeanes Araújo, Rosiane Pereira Lima, Maria Meneses e a colaboradora visitante, da Universidade de Princeton, Ava Hoffman.
Durante a noite, ainda do dia 22, foi realizado no Museu da Amazônia (MUSA), no Largo São Sebastião, a solenidade de abertura do I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas – ISIPICH. Em sequência houve a conferência proferida pelo Prof. Roque de Barros de Laraia sob o título “Patrimônio Cultural Brasileiro: 80 anos de IPHAN”, tendo como mediador o Prof. Dr. Alfredo Wagner. Após a Conferência houve o Lançamento dos livros “Os Primórdios da Antropologia Brasileira” de Roque Laraia, Coleção Jornadas Antropológicas – Projeto Nova Cartografia Social e “A Tradicionalidade da Ocupação Indígena e a Constituição de 1988: A territorialização como instituto jurídico-constitucional” de Daniel Viegas. Em seguida houve a apresentação do “Grupo Cultural Encanto do Quilombo”.
No dia 23 de novembro, ocorreu a Oficina-Apresentação ministrada pelo Grupo Cultural Encanto do Quilombo como parte da programação do ISIPICH. Eles falaram sobre a trajetória do grupo, assim como propiciaram informações sobre os instrumentos construídos por eles mesmo. No intervalo da conferencia e demais alocuções, apresentaram algumas de suas composições musicais. Além dos participantes e organizadores do evento, estavam presentes pesquisadores do PNCSA Marcos Alan Costa Farias, Vinícius Alves, Murana Arenillas, Maria Meneses, Elieyd Menezes e a colaboradora visitante Ava Hoffman.
No sábado, 24 de novembro, durante a manhã, o Grupo Cultural Encanto do Quilombo visitou o Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias, localizado na Estrada do Brasileirinho km 8, ramal 08, rua Mutsana, nº 161, Puraquequara II, Comunidade Nova Esperaça Kokama. Na ocasião, o grupo estava acompanhado pelos pesquisadores do PNCSA Marcos Alan Costa Farias, Magela Ranciaro, Altaci Corrêa Rubim e a colaboradora Ava Hoffman. Eles foram recepcionados pela Cacique Maria do Perpetuo Socorro. Na oportunidade foram convidados a se apresentarem e em seguida conheceram o Centro de Ciências e Saberes.
Ainda no sábado, durante a tarde, foi realizada a visita ao Quilombo do Barranco de São Benedito, Praça 14 de Janeiro. Na ocasião, foi possível conhecer o artesanato produzido pela Associação das Crioulas do Barranco de São Benedito, em seguida houve apresentação do “Grupo Cultural Encanto do Quilombo”. Estavam presentes os pesquisadores do PNCSA Marcos Alan Costa Farias, Vinícius Alves, Murana Arenillas, Maria Meneses, Elieyd Menezes e o colaborador do PPGCASA/UFAM Pedro Mariosa, além do Prof. Bernardo Mesquita PPGICH/UEA.
Informação técnica elaborada pelo pesquisador do PNCSA e mestrando do PPGICH-UEA.
Marcos Alan Costa Farias.