Nova Cartografia Social Da Amazônia

Obituário: Frei Henri des Roziers, defensor dos direitos humanos, defensor dos sem-terra


Faleceu neste domingo, em Paris, aos 87 anos, o frade dominicano Henri des Roziers, que viveu no Brasil de 1979 a 2013. Formado em Direito, atuou como advogado da Comissão Pastoral da Terra em Goiás e no Pará.

Frei Henri des Roziers defendeu os pequenos agricultores e os sem-terra no Pará – Arquivo O GLOBO

Por defender os pequenos agricultores e os sem-terra do Pará, frei Henri foi ameaçado de morte na região de Xinguara (PA), onde residia, pelos fazendeiros locais. Na lista dos “marcados para morrer”, a sua cabeça valia R$ 100 mil. A da irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005, R$ 50 mil.

Frei Henri atuou na condenação dos assassinos dos líderes sindicais João Canuto, morto em Rio Maria (PA) em 1985, e de seu sucessor, Expedito Ribeiro de Sousa, assassinado em 1991.

Em 1994, o dominicano foi condecorado com a Legião de Honra da França, e recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua atuação em prol dos direitos humanos.

Devido a graves problemas de saúde, que dificultaram sua mobilidade, frei Henri retornou a Paris em 2013.

Em 2016 a editora Du Cerf, de Paris, lançou o livro de Sabine Rousseau, ainda inédito no Brasil, “Apaixonado por justiça”, que retrata a trajetória de frei Henri des Roziers.

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/obituario-frei-henri-des-roziers-defensor-dos-direitos-humanos-22116428

Artigo anteriorLançamento do livro de Daniel Viegas - 22 de novembro - Manaus AM Próximo artigoLANÇAMENTO DO LIVRO “OS PRIMÓRDIOS DA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA”, DE AUTORIA DO PROFESSOR ROQUE LARAIA” E “A TRADICIONALIDADE DA OCUPAÇÃO INDÍGENA E A CONSTITUIÇÃO DE 1988: A TERRITORIALIZAÇÃO COMO INSTITUTO JURÍDICO-CONSTITUCIONAL, DE AUTORIA DE DANIEL VIEGAS”