A equipe do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – Núcleo Roraima realizou nos dias 13 e 14, no município de Caracaraí (RR), os minicursos Legislação Ambiental e Análise de Conjuntura. O primeiro foi ministrado por Thiago Lied (mestre em Direito Socioambiental) e o segundo por Maria Aparecida Silva Souza (assessora da FETAG – RR) e Luís Ventura Fernandez (Cientista Politico).
O evento contou com a participação de trabalhadores rurais e pescadores que integram os sindicados, associações e cooperativas da Região. Contou ainda com a presença de membros da Comissão Pastoral da Terra. Estas atividades fazem parte da agenda de trabalho do Projeto “MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO: Processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais” em Roraima. Elas visam capacitar os trabalhadores rurais e pescadores para a produção do boletim dos conflitos socioambientais de Caracaraí.
Durante os minicursos, o público presente informou e refletiu sobre os diversos problemas enfrentados, tais como desmatamento ocasionado por madeireiras, processos judiciais envolvendo disputas territoriais, dificuldade de acesso aos recursos ambientais, licenciamento indevido, abuso de poder dos agentes dos órgãos ambientais, ameaça de expulsão ocasionada pela proposta de expansão das reservas e ausência de regularização fundiária e politicas públicas.