Nova Cartografia Social Da Amazônia

MOBILIZAÇÃO INDIGENA EM MANAUS: 13 de julho de 2016


Cerca de 400 indígenas de diversas etnias participaram na manhã deste dia 13 de julho do movimento “Ocupa FUNAI”. Manifestaram-se ocupando simbolicamente a sede da FUNAI após terem saído em passeata pelo boulevard Álvaro Maia e finalizaram com um grande ato no Largo São Sebastião no centro de Manaus.

Cartazes e faixas evidenciaram o propósito da manifestação

Cartazes e faixas evidenciaram o propósito da manifestação

Cartazes e faixas evidenciaram o propósito de dar visibilidade aos conflitos burocrático-administrativos, que vêm se intensificando com as medidas golpistas do presidente interino, e de manifestar seu repúdio à possibilidade de um militar ocupar a presidência órgão indigenista e às diversas proposições (Proposta de Emenda à Constituição-PEC 215, Proposta de exploração mineral em terras indígenas-PEC210) de alteração, no âmbito do Congresso Nacional, dos procedimentos que disciplinam a demarcação das terras indígenas. Tais procedimentos colocam em risco a demarcação oficial de terras indígenas no País, até mesmo aquelas já homologadas, além das violências contra indígenas.

Cerca de 400 indígenas participaram do movimento "Ocupa FUNAI"

Cerca de 400 indígenas participaram do movimento “Ocupa FUNAI”

Artigo anteriorManifestação do Conselho Diretor da ABA - Associação Brasileira de Antropologia sobre decisão da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e da FUNAI - Fundação Nacional do Índio de quebrar o sigilo bancário e fiscal da ABA Próximo artigoDebate "Esta terra tem dono" Caminhos e descaminhos da política indigenista em 13 de julho de 2016