Nova Cartografia Social Da Amazônia

Reunião de pesquisadores do Núcleo Pará


No sábado, dia 23 de Março de 2013, reuniram-se no Campus Profissional da Universidade Federal do Pará os pesquisadores do “Projeto Mapeamento Social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais – Fundo Amazônia”. A reunião de trabalho do Núcleo Pará teve como objetivos: a) apresentar os resultados dos Planos de Trabalho Individuais e das Equipes do Núcleo Pará; b) debater as agendas do Sudeste/Nordeste Paraense; Baixo Amazonas e Ilha de Marajó. c) definir os cronogramas e “produtos” do Projeto, até dezembro de 2013.

O grupo participante contou com a presença de pesquisadores colaboradores do município de Portel, Ilha de Marajó e de São Domingos do Capim. Na sistemática da reunião foi estabelecido um dialogo aprofundado sobre práticas de pesquisa. Na terceira sessão o professor Alfredo Wagner fez uma reflexão sobre “Novos Territórios, Identidades coletivas – objetos da Cartografia Social”. Nesta sessão participaram, além dos pesquisadores do Projeto, as discentes Adelina Farias, Anarye Rocha (PPGA), Elyzangela Pinheiro, Rosane Maia e Raimundo Erondino Diniz (NAEA/PDTU) e o professor Eneias Guedes, da UFOPA.

Fot1O pesquisador Alfredo Wagner expõe reflexões sobre os trabalhos apresentados

Fot2Neirevaldo Andrade descreve as comunidades do rio Acutipereira – em Portel e relata a epidemia de raiva que ocorreu neste rio em 2004 e fez 16 vítimas fatais.

Fot3Equipe do Baixo Amazonas apresenta o mapa em construção sobre os Indígenas do Oeste do Pará

Artigo anteriorInforme sobre Oficina de Mapas na Colombia. Projeto Nova Cartografia Social. Panamazônia Próximo artigoOficina de Cartografia Social na comunidade Quilombolas da Ilha de São Vicente/Tocantins