No sábado, dia 23 de Março de 2013, reuniram-se no Campus Profissional da Universidade Federal do Pará os pesquisadores do “Projeto Mapeamento Social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais – Fundo Amazônia”. A reunião de trabalho do Núcleo Pará teve como objetivos: a) apresentar os resultados dos Planos de Trabalho Individuais e das Equipes do Núcleo Pará; b) debater as agendas do Sudeste/Nordeste Paraense; Baixo Amazonas e Ilha de Marajó. c) definir os cronogramas e “produtos” do Projeto, até dezembro de 2013.
O grupo participante contou com a presença de pesquisadores colaboradores do município de Portel, Ilha de Marajó e de São Domingos do Capim. Na sistemática da reunião foi estabelecido um dialogo aprofundado sobre práticas de pesquisa. Na terceira sessão o professor Alfredo Wagner fez uma reflexão sobre “Novos Territórios, Identidades coletivas – objetos da Cartografia Social”. Nesta sessão participaram, além dos pesquisadores do Projeto, as discentes Adelina Farias, Anarye Rocha (PPGA), Elyzangela Pinheiro, Rosane Maia e Raimundo Erondino Diniz (NAEA/PDTU) e o professor Eneias Guedes, da UFOPA.
O pesquisador Alfredo Wagner expõe reflexões sobre os trabalhos apresentados
Neirevaldo Andrade descreve as comunidades do rio Acutipereira – em Portel e relata a epidemia de raiva que ocorreu neste rio em 2004 e fez 16 vítimas fatais.
Equipe do Baixo Amazonas apresenta o mapa em construção sobre os Indígenas do Oeste do Pará