A “Exposição Saberes Tradicionais e Etnografia” recebeu, no dia 26 de abril de 2016 os alunos do curso PROCAMPO, do IFMA. Inicialmente, os 40 alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Ciências Agrárias foram orientados à leitura dos banners, observação das fichas de referência e dos objetos expostos.
Os pesquisadores de cada uma das situações expuseram sobre os conflitos vivenciados em cada uma das situações e discutiram com os discentes em que medida os grupos que compõem a exposição estão em processo de afirmação identitária. Na sequência ocorreu uma atividade do “Ciclo de Palestras” relacionada à apresentação do trabalho de dissertação de Dorival dos Santos intitulado “Identidade étnica e territorialidade: a luta pela titulação definitiva do território quilombola de Camaputitua-Cajari” sequenciada de um debate realizado por discentes e professores do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia.
O debate em relação à situação das territorialidades se ampliou para as situações de conflito vivenciadas na região conhecida como Baixada Maranhense, isso porque o curso PROCAMPO, direciona-se para a formação de alunos das denominadas áreas rurais do Maranhão. Os alunos explicitaram a situação de outros quilombos da Baixada, tais como a de São Benedito do Céu.
Dentre os objetivos do “Ciclo de Palestra” destaca-se a realização de exposições orais de pesquisadores que desenvolvem trabalho referentes às situações empíricas retratadas na Exposição de forma a dinamizar o próprio sentido de dar visibilidade a uma forma de classificação instituída pelos próprios agentes sociais.