Hoje, dia 19 de outubro de 2015 no LAB do PNCSA ocorreu uma oficina de treinamento da equipe da Universidade de Nairobi e do Kenya Land Alliance(KLA), juntamente com representante do povo Endorois, ora em visita a Manaus dentro das atividades de cooperação técnico científica do Projeto “Social Cartography and Technical Training of Researchers and Social Movements in Kenya and Brazil”.
Durante a oficina, coordenada por Carolina Bertolini Silva e Reginaldo , foram esclarecidos os procedimentos inerentes ao processo cartográfico do PNCSA e trocadas informações no sentido comparativo entre a situação das terras tradicionalmente ocupadas no Brasil e no Quênia. A partir das diferenças é que foram sendo registrados os desafios aos trabalhos de mapeamento social no Quênia.
Segundo a fala de Carolina o propósito era passar para os pesquisadores e representante dos Endorois, segundo situações concretas, as etapas específicas de realização da cartografia social em diferentes territórios étnicos. Os procedimentos referidos a cada uma das etapas mencionadas foram devidamente discutidos e apreciados, sendo esclarecidas as dúvidas surgidas na discussão.
A atividade se estendeu por toda a manhã e envolveu inúmeras descrições de experiências de mapeamento social. No decorrer dos próximos dias esta oficina terá prosseguimento.
As fotos abaixo ilustram as discussões e os trabalhos no decorrer da oficina.