ROJETO DE MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO – PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Projeto/ Doação: 10.2.1937.1
Relatório de Atividades Trimestrais
Período: Outubro a Dezembro
Bolsista: Gabriel Locke Suchodolski
Manaus, 23 de Janeiro de 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
– ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
– Apresentação da pesquisa “Sobre o conceito de desenvolvimento” para alunos da disciplina Literatura Africana, da graduação em Letras, UFRRJ.
– Preparação para apresentação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia no III Congresso Internacional de Estudos Sócio-Espaciais (UFAM, 25 Novembro). Apresentação cancelada pelo organizador em cima da hora.
– Palestra “Entre o mapeamento participativo e a geo-pirataria: as contradições (às vezes construtivas) da antropologia ativista” (participação), do Prof Charles Hale, da Universidade do Texas, na UEA (07/12/2011), seguida de debate.
– Reuniões de pesquisa:
– Reunião de apresentação do Projeto e pesquisas individuais para o Prof. Charles Hale, da University of Texas at Austin. (05/12/2011).
– Acompanhamento do Prof Charles Hale em Manaus.
-PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO:
Leitura do projeto “Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais”. Leitura de produção do projeto sobre o Rio Purus.
-Comunidade Santa Maria e Associação de Moradores do Sol Nascente e Sol Poente- Tarumã Açu.
Visita ao Tarumã Açu, comunidade Santa Maria. Com pesquisadoras Érika Nakazono e Carolina Silva. Entrevistamos e filmamos Maria Alice, Marilda, Maria do Socorro, José Bento sobre os conflitos socioambientais e territoriais. Conversamos com também com João Caetano. Reconhecimento da área com barco.
Visita ao Tarumã Açu e sede da Associação de Moradores do Sol Nascente e Sol Poente. Participação na reunião da Associação. Com o pesquisador Glademir Sales.
Acompanhamento de membros da comunidade Santa Maria, Marilda, José Bento e José da Conceição (além de Joílson, do Rio Cuieiras) e outros à sede do Programa Terra Legal, no prédio do INCRA em Manaus, reunião com funcionários do Terra Legal. Seguida de ida ao Ministério Público Federal em Manaus e reunião com Walter Coutinho.
Acompanhamento de Marilda, José Bento e Teresa à sede do ITEAM (Instituto de Terras do Amazonas) em Manaus.
Confecção de requerimento a ser encaminhado ao INCRA em nome de Marilda, José Bento e Teresa, com sua participação e sob seu pedido.
Análise da documentação apresentada pelos agentes sociais.
Início da análise do laudo antropológico de Walter Coutinho.
Anotações in loco, adicionada de narrativa detalhada escrita posteriormente, na sede do projeto sobre as observações de campo. Início de pesquisa com vistas a produção de cartografia social, fascículo e vídeo.
-Comunidade Frederico Veiga – Tarumã Açu.
Recepção da Comunidade Frederico Veiga de agricultores familiares na região do Tarumã Açu na sede do projeto. Conversa e compartilhamento de documentos sobre os conflitos fundiários envolvendo a comunidade. Anotação das narrativas e pontos importantes. Curso introdutório de GPS. Com o pesquisador Emmanuel Farias.
_____________________________
Gabriel Locke Suchodolski
Manaus, 23 de janeiro de 2012