No dia 20 de junho de 2015, ao pé da ponte sobre o rio Capim, na Sub Sede Centro Cultural Luciane dos Santos, a Associação Quilombola Unidos do Rio Capim – AQURC realizou o evento de lançamento de duas publicações importantes para os Povos do Aproaga e o conjunto de povos tradicionais do rio Capim. A primeira é o álbum “Patrimônio, Cultura e Territorialidade dos Quilombolas do Rio Capim” de autoria de Rosa Elizabeth Acevedo Marin, Eliana Ramos Ferreira e Fernando Luiz Tavares Marques, resultado do projeto de Pesquisa “Diagnóstico do Engenho Aproaga e seu Entorno a ser Realizado em Parceria com as Comunidades Locais” (Instituto de Patrimônio Histórico Artistico Nacional – IPHAN). A segunda publicação é o Boletim Informativo Nº 9. Quilombolas atingidos pela expansão do dendê no Pará. Guerra do Dendê, publicação realizada pelo projeto de Pesquisa Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial Contra O Desmatamento e a Devastação Processo de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais (UEA/INCS/BNDES/FUNDO AMAZONIA).
No ato participaram 83 pessoas, conforme a lista de frequencia. Elas apreciaram a Exposição Povo do Aproaga: Patrimônio e Memória composta de12 banners. Entre os presentes estiveram os quilombolas de Sauá-Miri, Taperinha, Nova Ipixuna, Alegre Vamos e Benevides que se reconhecem como Povos do Aproaga, quilombolas de São Mateus; autoridades locais de São Domingos do Capim, Aurora do Pará e Ipixuna, alunos e professores de escolas de ambos municípios, da Universidade Federal do Pará, UNAMA, Fundação Bosque, sindicalistas, representante da Malungu e moradores da Vila DER e Santana do Capim.
Link da notícia em alemão: http://novacartografiasocial.com/die-aqurc-der-vereinigte-quilombola-verband-des-rio-capim-lanziert-das-informationsheft-nr-9-durch-die-ausweitung-des-dendeanbaus-betroffene-quilombolas-im-bundesstaat-p/