O 3º Campeonato da Língua Paumari – “Vara Akhanina Vani Aabono Anadanova Ariathi Aogarikia -Ampliação do Vocabulário Através do Diálogo para Fortalecer a Língua Paumari”, aconteceu na comunidade do Crispinho, no Lago do Marahã, Terra Indígena Paumari. O campeonato consiste em uma competição entre comunidades, que se dá através da apresentação de dança e história Paumari. Cada comunidade se prepara ao longo do ano para esse momento. A ideia de competição está ligada ao momento da apresentação formal das equipes, chamadas de times. As apresentações ocorrem no último dia do evento. Porém, o evento é muito mais que a competição. Os mais velhos aproveitam para cantam e dançar e há o envolvimento de toda a comunidade, jovens e crianças participam ativamente. O campeonato é momento de reencontro, reuniões políticas, articulação, namoros e trocas diversas.
Consideramos singular o fato de que os dois primeiros dias do evento foram de organização, acerto dos detalhes, conversas, danças, reuniões, manifestações. O Campionato segue o ritmo Paumari. Em diversos momentos as mulheres idosas são convidadas a cantar. As crianças, meninas e meninos cantam e logo um grupo se reúne para dançar. Adultos, jovens e crianças se envolvem nas danças. Nas casas as pessoas se pintam, conversam, as informações vão sendo repassadas pela coordenação.
Do 3º campeonato participaram dezoito (18) comunidades do Povo Paumari, totalizando 636 pessoas. Um evento de grande proporção, uma grande festa Paumari. A aldeia do Crispinho se preparou para o evento. O caminho do porto até a aldeia está todo limpo. A pista de pouso que fica no centro da aldeia se transformou em vários campos de futebol onde ao final da tarde, crianças, jovens e adultos se encontravam para jogar. Todas as casas receberam os parentes. Os convidados ficaram alojados nos espaços comunitários, escola, igreja, posto de saúde, barracas.
No primeiro dia as instituições parceiras foram apresentadas e tiveram a oportunidade de fala. No 3º Campeonato estavam presentes a FOCIMP, a FUNAI, SESAI, Caravana das Artes, Índios Presente, SEMED, UFF e IFAM.
No último dia aconteceu a competição. Um movimento lindo, as pessoas tradicionalmente vestidas, destaque para pintura corporal, a dança e a musicalidade Paumari. A comunidade campeã foi Santa Rita. Percebemos, porém, que a vitória foi de todo o Povo Paumari. As pessoas contagiadas pela oportunidade de encontro dos parentes e com a sua história, sua música e dança, sua cultura.