Nova Cartografia Social Da Amazônia

10º ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA DO RAMAL DO BRASILEIRINHO, NA CIDADE DE MANAUS-AM


No dia 10 de dezembro de 2016, pesquisadores do projeto “Centro de Ciências e Saberes” estiveram na Aldeia Nova Esperança Kokama, localizada no Bairro Puraquequara II, na estrada do Brasileirinho, ramal Km-08, na cidade de Manaus para comemorar o 10º aniversário da comunidade indígena Nova Esperança Kokama. Esta ação foi realizada pela Associação dos Índios Kokamas Residentes no Município de Manaus-AKIM.

A comemoração contou com a presença do presidente da Associação AKIM (Carlos Cezar da Costa Santos) e da cacique da comunidade indígena Kokama (Maria do Perpetuo Socorro) que iniciaram a abertura das atividades da manhã comemorativa do aniversário da comunidade que se estendeu ao longo do dia 10 de dezembro. Em suas falas o Presidente da AKIM e a cacique Maria do Socorro, evidenciam a luta da comunidade nesses 10 anos de conquista.

“Nossa comunidade em reconhecimento da língua do povo Kokama, da tradição, é uma das formas que nós encontremos de agregar o povo Kokama que estava espalhado públicos de Manaus e agregar só num canto…a comunidade ela está de pé, eu como presidente da associação dos índios kokamas, a minha etnia é mura e tô nessa causa grande porque minha esposa é Kokama, todos os meus filhos eu dei a paternidade de etnia pra ela, podia muito bem ter puxado pra mim, pra tudo ser mura, mas dei pra ela, para o povo Kokama, pra gente ter essa tradição maior” (Presidente da Associação do Índios Kokamas, Carlos Cézar da Costa Santos, 10 de dezembro de 2016).

“Hoje na nossa comunidade temos pessoas que é casada com branco e indígena, tem uma mistura, um misto né, então nosso povo não poderia ser misturado né podia ser casado Kokama com Kokama, Mura com Mura, mas infelizmente isso aconteceu, não foi eu que fiz, foi o povo que mudou as coisas, então nós queremos é melhoria para a nossa comunidade, união, trazer coisas novas, coisas boas, coisas que vá agradar todo o povo Kokama, não só nós aqui no brasileirinho, também outras comunidades que surgirão. Nesse momento eu fico muito feliz porque nós estamos completando 10 anos, 10 anos quer dizer luta, não foi só nós alcançamos muitas vitórias, mas também alcançamos derrota, aí eu pelo menos passei pela uma luta muito grande, mas nós tamos aí pra luta.”

(Cacique da Comunidade Indígena Nova Esperança Kokama, Maria do Perpetuo Socorro,10 de dezembro de 2016)

Participaram da comemoração, indígenas de várias etnias, o Presidente da Fundação Estadual do Índio-FEI, COIPAM, FORREIA, AMARM, entre outras lideranças indígenas e pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia-PNCSA.

Na programação do dia foram realizadas palestras sobre: A vivência do Índio com sua pré-história, palestrante (Mariazinha, representante da SEPROR); Saúde indígena, palestrante (Maria); Conquistas da Saúde indígena, palestrante Padre Roberto; Política Indigenista, palestrante (Yawara-T Marulanda- Kokama); Educação Escolar Indígena, palestrante (Jardeline dos Santos- Kokama) e Formação dos Trabalhos Educativos, palestrante (Altaci Rubim- Kokama).

No final das atividades a comunidade indígena fez uma apresentação de dança convidando todos a celebrar.

Yawara-T Marulanda, Kokama, diretora de assuntos indígenas AKIM

Yawara-T Marulanda, Kokama, diretora de assuntos indígenas AKIM

Presidente da Fundação Estadual do Índio, Raimundo Atroari, palestrando a respeito de política indigenista.

Presidente da Fundação Estadual do Índio, Raimundo Atroari, palestrando a respeito de política indigenista.

Convidados, lideranças e membros da comunidade prestigiando a comemoração do 10º aniversário da comunidade indígena Nova Esperança Kokama.

Convidados, lideranças e membros da comunidade prestigiando a comemoração do 10º aniversário da comunidade indígena Nova Esperança Kokama.

Da esquerda para direita professora Jardeline, Cacique Socorro, Presidente da Associação Carlos Cézar e Mariazinha, representante da SEPROR.

Da esquerda para direita professora Jardeline, Cacique Socorro, Presidente da Associação Carlos Cézar e Mariazinha, representante da SEPROR.

Apresentação de dança Kokama

Apresentação de dança Kokama

Da esquerda  para a direita: Gean Santos (vice-cacique), Altaci Correa Rubim, Janderline dos Santos, cacique Maria do Perpetuo Socorro, Carlos Cezar da Costa Santos e Yawara-T Marulanda em frente do Centro de Ciência e Saberes Tradicional Antônio Samias do projeto Centro de Ciências e Saberes: Experiências e criação de Museus Vivos na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais

Da esquerda para a direita: Gean Santos (vice-cacique), Altaci Correa Rubim, Janderline dos Santos, cacique Maria do Perpetuo Socorro, Carlos Cezar da Costa Santos e Yawara-T Marulanda em frente do Centro de Ciência e Saberes Tradicional Antônio Samias do projeto Centro de Ciências e Saberes: Experiências e criação de Museus Vivos na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais

Artigo anteriorCARTA DO V SEMINÁRIO ESTADUAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE FUNDO E FECHO DE PASTO Próximo artigoASSASSINATO DO INDÍGENA TUPINAMBÁ, LUIS VIANA DE LIMA, NO SUL DA BAHIA