Nova Cartografia Social Da Amazônia

LANÇAMENTO DE LIVROS DO PNCSA NO MUSEU DE ASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO


No dia 1° de julho, às 14:00h, ocorreu, no Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, uma mesa de debate intitulada “Cartografia Social e Política da Amazônia” composta pelos professores Alfredo Wagner Berno de Almeida, coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), Heloísa Maria Bertol Domingues, diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Cynthia Carvalho Martins, coordenadora do PPGCSPA/UEMA, Otávio Velho (Museu Nacional, membro da Academia Brasileira de Ciência e Presidente de honra da SBPC) e José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional e Diretor do CBAE – Colégio Brasileiro de Altos Estudos). A mesa foi coordenada pela professora da UFRRJ e do Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia Camila do Valle (UFRRJ/MAST/UEMA), organizadora do evento e pesquisadora no MAST.

cynthia_rj_lancamento3

Na mesa de abertura, houve a apresentação dos trabalhos conjuntos desenvolvidos entre a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o MAST e o PPGCSPA/UEMA, no âmbito de convênio firmado a partir do Projeto “Centro de Ciências e Saberes”, financiado pelo Cnpq. Os integrantes da mesa expuseram sobre a montagem dos Centros de Ciências e Saberes nas comunidades; sobre o Seminário Internacional intitulado “Centro de Ciências e Saberes: trabalho etnográfico e cartografia social” e a Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia”, que continua atualmente aberta ao público na Casa do Maranhão e Casa de Nhozinho, em São Luís. A segunda mesa, também coordenada pela organizadora do evento, foi composta pelos autores dos livros da Coleção Aulas Inaugurais do Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA). A coleção se constitui de três livros: “Revisitando as Frentes de Expansão”, com autoria de Otávio Guilherme Velho; “A História das Ciências e os Saberes na Amazônia século XIX e XX”, de autoria de Heloísa Maria Bertol Domingues e “Memória e transformação Social”, de autoria de José Sérgio Leite Lopes. Os autores fizeram considerações sobre suas produções bibliográficas e suas experiências junto ao PPGCSPA/UEMA. O intenso debate que a palestra produziu levou a uma atualização dos temas apresentados.

O público presente, que debateu vivamente com os autores, era composto por pesquisadores de diferentes instituições, professores universitários, pesquisadores do projeto Centro de Ciências e Saberes, responsáveis pela montagem da exposição e estudantes. Dentre os pesquisadores presentes, estavam as astrofísicas formadas pelo Instituto Max Planck Patrícia Figueiró Spinelli e Sandra Benítez Herrera; os pesquisadores da Coordenação de História da Ciência do MAST Sérgio Lamarão, Heloisa Gesteira, Thiago Hartz, Priscila Faulhaber, Marta de Almeida, Adriana Keuller e Raquel Barros; da UFPA, estava presente a antropóloga Wilma Leitão e, da UFRRJ, além de vários alunos de graduação, estava presente a professora doutora em Teoria Literária e Estudos de Gênero Valeria Rosito. Pesquisadores do Museu Nacional, como a antropóloga Maria Rosilene Alvim, também compunham o público. Estava presente também Ernandes Fernandes, editor, e, ainda, alunos de graduação da UERJ.

cynthia_rj_lancamento1

cynthia_rj_lancamento2

Artigo anteriorIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM MONTES CLAROS - MG Próximo artigoPesquisadores lançam o Manifesto Ciência Pela Democracia: Contra o golpe e a fusão dos ministérios