Nova Cartografia Social Da Amazônia

2º Colóquio Internacional Afrodescendientes


11990531_10204448545926404_2557196299412870241_n

Pesquisadores do PNCSA e lideranças quilombolas participaram durante os dias 25 a 29 de novembro do 2º Colóquio Internacional de Quilombolas, Palenqueros, Cimarrones, Cumbes, Saramaka, Boni, Raizales, Djukas, Garífunas, Creoles, Caboverdeanos y Afromexicanos.

O Colóquio aconteceu nas cidades de Puerto Escondido e Pinotepa Nacional, Estado de Oaxaca, Mexico, e contou com lideranças do Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Bolívia, dentre outros.

Do Brasil, participaram as lideranças quilombolas Ivanildo Carmo de Souza e Claucivaldo de Souza Santos, da Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira. O Sr. Ivanildo participou do Painel 2 – Conflictos y Políticas Gubernamentales, onde falou sobre a luta pela titulação definitiva do Território Quilombola de Cachoeira Porteira. O Sr. Claucivaldo participou da discussão com jovens afrodescendentes, onde colocou a experiência do Brasil na implantação da Lei 10.639, dentre outras legislações que asseguram os direitos das comunidades quilombola no Brasil.

Da Esquerda para a direita: Claucivaldo, Ivanildo e Rita de Cassia, durante o café da manhã, antes da abertura oficial do 2º Colóquio.

Da Esquerda para a direita: Claucivaldo, Ivanildo e Rita de Cassia, durante o café da manhã, antes da abertura oficial do 2º Colóquio.

Artigo anteriorFronteiras do século XXI e a crise migratória Próximo artigoO Lugar e as Possibilidades da Política da ditadura à "governança" neoliberal